"Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana"

(Teillard de Chardin)

29 setembro 2013

Há muitas religiões, mas o espírito é único


-Que religião é a tua? - perguntou um homem de certa idade, que estava num extremo da balsa, junto do seu carro.

- Não tenho nenhuma religião. Porque não creio em ninguém mais do que em mim mesmo - replicou o velho com ar resoluto.

- Como pode uma pessoa crer em si mesma ? Pode enganar-se - objectou Nekliudov, intervindo na conversa.

- Nunca! - exclamou o velho abanando a cabeça.

- Porque há então diferentes religiões ?- interrogou Nekliudov.

- Porque as pessoas crêem precisamente nessas religiões e não crêem em si mesmas. Também eu acreditei nos outros e perdi-me como numa floresta. Estava tão confuso que julguei não poder mais encontrar o caminho.
Conheci múltiplas religiões diferentes. Todas se louvam a si mesmas. Todas se foram propagando, tal como uns carneiros cegos arrastam outros consigo.
Há muitas religiões, mas o espírito é único. É o mesmo em ti, em vós e em mim.
Assim, pois, cada um de nós tem de acreditar no seu espírito, e deste modo todos estamos unidos.

(Leon Tolstoi, in "Ressurreição")


* * *


Nenhum comentário:

Postar um comentário